quarta-feira, 23 de novembro de 2016






 #PraCegoVer
 

Acessibilidade e inclusão são conceitos que devem estar intrinsicamente ligados, pois devemos pensar a acessibilidade além das quebras de barreiras arquitetônicas e de espaços físicos e envovê-la na acepção de inclusão, indo para além do atendimento da pessoa deficiente. Não se trata de torna o espaço acessivel ao deficiente, mas sim a todas as pessoas.
Basta você sair pela cidade e observar as dificuldades encontradas pelo caminho dos pedestres, ai você para e pensa... se para mim está ruim... está fácil de tropeçar e cair... imagina para uma pessoas com dificuldade de locomoção.
Para Kevin Lynch (1988), o desenvolvimento dos aspectos estruturadores da percepção do espaço estão vinculados, em primeiro lugar, ao sentido da visão, responsável pelo primeiro impacto criador de significados do ambiente. Um mesmo espaço é percebido de maneira diferente para cada indivíduo. Pensar em um modo em que facilite para a locomoção de diferentes pessoas é um desafio possível e que precisa ser modificado.
Devemos pensar em "espaços inclusivos" sendo aqueles capazes de fornecer as pessoas um sentimento de segurança, competência e liberdade na sua dificuldade de locomoção com vistas a dirigir as suas ações, podendo estabelecer uma relação harmoniosa dela com o mundo exterior

23/11/2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário